Envie esta página a um amigo!

domingo, 15 de janeiro de 2012

Drogas: Uma ameaça aos nossos jovens




A família cristã precisa se precaver contra a ameaça das drogas que desestruturam seus filhos e a convivência familiar. 

Quando a droga abate sobre nossos filhos podemos ter a certeza de que em algum momento falhamos na nossa educação. Mas não adianta procurar culpado quando o mal sobrevem. Devemos sim, unir forças, prostrar-nos diante de Deus e ampararmos o jovem doente fisicamente, doente da alma e até do caráter.

Qual será o motivo que leva um jovem a se drogar? 
Podem ser vários os motivos:
Por curiosidade, por alguma influência de terceiro, por revolta, por querer ser diferente do meio social em que vive, para ser aceito em um determinado grupo...
A forma de se relacionar com a droga também diverge de um jovem para outro. Há o usuário ocasional, que pode incorporá-la a seus hábitos, sem se tornar um dependente, continuando a ser uma pessoa produtiva. Já os dependentes, todos os seus esforços se concentram em obtê-la. Dependendo do nível de dependência eles podem ultrapassar todos os limites do respeito ao outro para adquiri-la. Roubam, mentem e até matam se preciso for para conseguir a droga.
Todo usuário busca na droga preencher um vazio existencial e espiritual.
Muitas vezes os pais, desatentos, ignorantes do assunto,  não conseguem perceber  quando o problema começa. 

Como saber se a pessoa está usando drogas?
São fortes indicadores: mudanças bruscas de comportamento, emagrecimento, irritabilidade sem motivo aparente, constantes explosões nervosas, impaciência, depressão e angústia sem motivo aparente, queda do rendimento escolar, insônia, isolamento, mudança do círculo de amigos, variação extrema de humor, desinteresse por esportes, por vida cultural e social.
São característicos também:  Incapacidade de enfrentar problemas, frustrações, tentativa de manipulação das pessoas,  a negação dos efeitos da droga, projeção de suas dificuldades nas outras pessoas.

Como Prevenir?
Conforme o Livro da Editora Ultimato: - Drogas como Evitar, -  "a família precisa investir mais na formação de uma personalidade sadia das crianças. É necessário que os pais não só retomem seus lugares como responsáveis pelo bem estar físico dos filhos, mas também se preocupem com a formação psicológica e espiritual deles.  Isto só será possivel com o diálogo franco e aberto. É necessário investir mais tempo na formação dos filhos e reforçar os valores morais, éticos e espirituais, que servem como pilares na sustentação do caráter humano. A prevenção é responsabilidade de toda a sociedade. Fora do ambiente familiar, a palestra objetiva e franca  é a melhor maneira de prevenir os jovens de uso das drogas e alertá-los quanto ao perigo da dependência."

À luz da Bíblia:
A estrutura familiar é muito importante para que a ameaça sombria das drogas não abata sobre nossos jovens. Um lar onde as relações familiares são pautadas na Palavra de Deus, onde há respeito mútuo, tolerância, paciência, amor, alegria, zelo, temperança é  quase impossível o jovem enveredar-se pelo caminho das drogas.
A Bíblia ensina que se educarmos a criança no caminho em que deve andar, até quando envelhecer ela não se desviará deste caminho.(Pv 22.6) Que caminho é este? O caminho da verdade, do respeito, do amor, do coração de Deus.
Você pode achar que é muito difícil. Mas tudo o que é bom não é fácil, demanda esforço e dedicação. 
Quando lançamos um olhar mais profundo sobre os ensinamentos da Bíblia, observamos que não é suficiente levar nosso filho à Escola Dominical , aos cultos da igreja, e corrigi-lo na Palavra de vez em quando. É preciso muito mais do que isso para educá-lo no caminho. Para começar, nosso exemplo vale mais do que mil palavras. Para que a Palavra de Deus seja viva na vida de um filho, é necessário que os pais vivam a Palavra.
Também não basta ler a Bíblia com ele de vez em quando, levá-lo a decorar alguns versículos bíblicos. Deuteronômio 6.6 diz que tudo o que aprendemos sobre o caminho do Senhor primeiro deve estar cravado no nosso coração e depois deve ser ensinado diligentemente aos nossos filhos. "Assentado em casa, andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te."
Isto nos reporta a um ensinamento constante e incansável. "Também atarás a Palavra por sinal na tua mão, e te serão por frontais  entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas." A criança não só precisa ver a Palavra viva em nós, como há de estar em um ambiente saturado pela Palavra de Deus.

Os filhos são herança do Senhor e para a glória dEle devem ser educados.

Um comentário:

  1. Olá Cleuza, gostaria de ter um contato davipoa@gmail.com sou autor do http://www.teatrocristao.net/

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário