Envie esta página a um amigo!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O que a EBD deve Ensinar

Muito se tem questionado sobre os ensinamentos da Escola Bíblica Dominical. Pastores têm substituído a EBD por cultos matinais no domingo ou Escolas de Líderes em detrimento da Escola Bíblica Dominical. Não conseguem atualizar ou dinamizar o ensino e, por isso, crêem que a EBD está ultrapassada, abrindo mão de uma ferramenta poderosa para alavancar o crescimento do crente. 
  - Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
(Mateus 22:29)
Qual deve ser o foco do Ensino na Escola Bíblica Dominical?
  1. A Necessidade que o homem tem de Cristo - Não adianta ensinar ética, princípios morais, como regras para o próprio homem cumprir e redimir-se à revelia de Jesus Cristo. A bondade e justiça humana, sem Cristo,  não podem salvar o homem da condenação eterna.  O ensinamento da EBD precisa focar a necessidade que todo homem tem de aceitar o Plano de Deus para sua vida: JESUS CRISTO Ressureto. A vida do crente é mudada pelo poder de Jesus. Não há salvação fora de Jesus Cristo. O Senhor é Santo, Santo, Santo. Seu padrão de vida para seus seguidores é de santidade. "Sede santos porque Eu sou Santo". A santidade é muito mais do que cumprimento de regras; muito mais do que legalismo.  A santidade é o resultado do caminhar com Cristo. É uma mudança de dentro para fora. Mudamos nossa maneira de viver não pelo que as pessoas pensam ou pelo que nós mesmos queremos. Mudamos nossa maneira de viver por causa de Cristo. Nossa capacitação para vivermos em santidade vem do Senhor. Nossos ensinamentos penetram no coração, quando levamos nossos alunos a entender que, por natureza, somos pecadores e carecemos da graça e da misericórdia de Deus manifestada em Cristo Jesus para nos capacitar a viver como dignos Filhos de Deus.
  2. O foco da EBD precisa ser mais do que meras informações sobre a Bíblia - Não basta informar sobre a Bíblia ou aprofundar em ensinos teológicos. O ensinamento da EBD precisa passar vida. Jesus escolheu desenvolver seu ministério através do Ensino. E seu ensino tinha autoridade porque Ele é a vida. O professor só poderá ensinar a Bíblia com autoridade e autenticidade, se estiver pleno da vida de Jesus.  Aulas ministradas superficialmente, sem focar o padrão de santidade de Deus, gerarão crentes superficiais que não conseguem discernir o sagrado e o profano.
  3. O Ensinamento da EBD precisa trazer Libertação e não peso - João afirma em sua primeira carta cap. 5.3 que os mandamentos do Senhor não são pesados. É uma questão de amor. A obediência a Deus não se dá por obrigação, mas por amor. Jesus disse: (João 14:21) - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (João 15:10) - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário