Envie esta página a um amigo!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Enquanto Espera o Noivo - Efésios 5.25

[...]"...Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado pela lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula nem ruga nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito." Efésios 5.25b-27

Dois foram os motivos  pelos quais Cristo amou à igreja e se entregou por ela. Primeiro: para "a santificar". Segundo: para "a apresentar a si mesmo" igreja gloriosa, por estar comprometida com a glória de Deus; igreja santa, por estar comprometida com a santidade de Deus; igreja sem defeito - sem mancha e sem ruga - por estar comprometida com o poder transformador de Jesus.
A igreja que se encontrará com o noivo nas nuvens será uma igreja  adequada a Ele, sarada na sua alma; povo em cuja alma não permanece a mágoa, o ressentimento, a angústia, a ira, etc., mas, que cultiva o amor expresso através de palavras e atos que engrandecem a Deus e elevam ao irmão.
Para que a igreja seja sem rugas e sem manchas, igreja adequada ao noivo, é necessário que esteja passando pelo tratamento profundo proporcionado pelo dar e receber perdão. Perdoar ao outro que nos feriu, bem como perdoar a nós mesmos, e pedir perdão quando falharmos.
Perdoar traz libertação e cura a nós e ao outro e, nos faz mais semelhantes a Jesus Cristo.
Perdoar quebra o direito legal dos demônios em nossa vida e na do ofensor.
Foi o perdão liberado por Estêvão aos seus algozes que os deixou livres para serem alcançados pelo poder transformador de Jesus.
"E apedrejavam a Estêvão que invocava e dizia: Senhor Jesus recebe o meu espírito! Então, ajoelhando-se, clamou em voz alta: Senhor, não lhes impute este pecado. Com estas palavras adormeceu." (Atos 7.59,60)
Sem perdão não há cura para a alma ferida, só há prisão e sofrimento. A libertação do perdão quebra as amarras da mágoa que nos acorrentam, quebra a algema da culpa que prende aquele que nos ofendeu e aniquila a corrente da ofensa que nos liga ao ofensor.
Perdoar não é fácil, mas é a saída, a solução para os problemas de relacionamento interpessoal defeituoso. Perdoar é trilhar o caminho estreito, caminho que só se percorre movido pelo Espírito Santo.
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." (Ap. 2.29)
Quando o Espírito do Senhor estabelece seu governo em nossa vida, ele nos transforma de pessoas rancorosas , magoadas e ressentidas , em pessoas mansas, humildes, amoráveis, perdoadoras.
"O Espírito do Senhor se apossará de ti, e profetizarás com eles, e tu serás mudado em outro homem" (1 Sm 10.6)
Falando à noiva que se está preparando para o encontro com o noivo, a Palavra de Deus diz:
"...aproximemo-nos com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo os corações purificados de má consciência, e lavado o corpo com água pura." (Hb 10.22)
Coração sincero e purificado da má consciência só é possível quando as ofensas são tratadas à base do perdão verdadeiro. Transparência é fundamental.
A igreja de Cristo tem estado enferma em sua alma; há muita mágoa, ressentimento, ciúme, contenda, amargura, ira, angústia, etc., e não tem podido refletir a glória do Senhor adequadamente. Mas Jesus quer tratá-la, a fim de que, verdadeiramente, ela seja uma igreja gloriosa, sem mancha e sem ruga, santa, irrepreensível, adequada ao noivo amado que descerá do céu em esplendorosa glória.
O Senhor pode mudar a figura da sua igreja; ele quer fazer nela uma transfiguração. O Todo-Poderoso quer dia a dia alterar o seu povo assemelhando-o à Sua imagem, ao seu caráter, e para tanto é necessário um envolvimento com a Sua glória, e isto, fala de um comprometimento sério com a pessoa de Deus.
"E nós todos que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor que é o Espírito." (2 Co 3.18-NVI)
Nós, os cristãos, entretanto, não temos nenhum véu sobre o nosso rosto; podemos ser espelhos que refletem claramente a glória do Senhor. À medida que o Espírito do Senhor trabalha dentro de nós, tornamo-nos mais e mais semelhantes a Ele."2 Co 3.18 - Bíblia Viva)
(II Corintios 3:18) - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 

Enquanto aguardamos o noivo amado - Jesus Cristo -vivamos o compromisso de amor que um dia firmamos com ele, nos expondo ao Espírito Santo e à Palavra viva, a fim de sermos tratados e assemelhados a ele.

Este texto foi transcrito na íntegra  com exceção da útima versão bíblica de 2 Co 3.18, do livro Perdão de Rubem S. Cavalcante. Você pode adquiri-lo em livrarias evangélicas. Prometi comentar alguns livros, mas não conseguiria falar tão bem como um capítulo do próprio livro. Voltaremos a falar sobre este livro porque é bastante profundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário