Envie esta página a um amigo!

sábado, 10 de janeiro de 2009

Viva a Vida

Viver em Cristo

Dinâmica: Leve figuras de frutas recortadas dentro de uma cesta e peça a cada participante que retire a fruta que melhor se compare com ele. Peça para ele descrever a fruta. Pergunte em quais aspectos ele é parecido com aquela fruta e em quais aspectos ele se diferencia dela. Por que? Ao final da dinâmica ore por todos eles. Se houver alguma resposta depreciativa, fale sobre a importância que cada um tem com suas diversidades. Faça-os saber que para Deus cada pessoa é única e especial. Estando ligados a Ele através de Jesus Cristo, a vida se reveste de importância imensurável.


Introdução:


Os cristãos geralmente são assediados por tentações para que desistam de seguir Jesus. Para vencer esta batalha é preciso resistir ao inimigo. 1 Pedro:5.8 descreve satanás como um leão que ruge, buscando a quem possa tragar.


1 - O poder da Palavra

A Palavra de Deus tem o poder de alertá-lo sobre esses ataques e de capacitá-lo para resistir à tentação.
O segredo é guardar a Palavra de Deus no coração. O salmista orou: "Guardo no meu coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." (Sl 119.11).

A Palavra também tem poder de guiá-lo ao tomar decisões. Tomar decisão não é fácil porque implica em escolha. Escolher significa que temos de abrir mão de algo. Nossas escolhas podem determinar toda nossa vida e até a eternidade. Há escolhas que não têm retorno, não se recupera o que se perdeu. Graças a misericórdia de Deus, temos sua Palavra para nos guiar. "Lâmpada para os meus pés é tua Palavra , e luz para o meu caminho" (Sl 119.105). Quem se direciona pela Palavra de Deus não vive aos tropeções e nem tateando que nem cego. O crente em Jesus sabe para onde vai.


A Palavra traz alegria para sua vida. Jesus disse: "Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. " (João 15.11). Quando vislumbramos a verdadeira dimensão do amor de Deus, a salvação em Jesus Cristo, quando começamos a olhar para a vida à luz de quem Deus é, as crises, as pressões, as tensões e perplexidade da vida começam a desaparecer. Não importam as circunstâncias, mesmo que elas permaneçam as mesmas, você pode experimentar a paz, a esperança e a alegria reais em seu interior. Nada nem ninguém pode roubar isto de você.


Permanecer em Cristo:
"Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. " (João 15.5)
Fomos criados com um propósito e esse propósito precisa se cumprir em cada um de nós. Neste texto Jesus comparou a si mesmo à videira. Jesus é a própria videira que nutre os galhos com sua seiva. Fora da videira os galhos não têm vida, não produzem, murcham, secam e morrem. São totalmente dependentes da videira para viver e frutificar. Assim somos nós. Dependentes de Jesus para viver e cumprir o propósito traçado por Deus para nossa vida. Nosso potencial de viver uma vida frutífera e santificada é o resultado de viver em comunhão íntima com Ele.


É vitalmente importante colocar Cristo em primeiro lugar em seus pensamentos, desejos, relacionamentos e atividades. "Buscai, pois, em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça e todas estas cousas vos serão acrescentadas". (Mt 6.33)


Mas como você pode permanecer em Cristo? João 2.6 diz: "Aquele que permanece nele, esse deve também andar como ele andou" Isso significa obediência diária à vontade de Deus como revelada em sua Palavra. Significa responder a Deus assim como Cristo fez: "...Porque eu faço sempre o que lhe agrada" (João 8.29).


Observação: Ao terminar a mensagem, pergunte se alguém tem tido dificuldade para lutar contra a tentação, se sentido sem forças para resistir. Pergunte se tem alguém que queira oração para se libertar de algum comportamento contrário à Palavra. Ore por eles, para que sejam limpos e frutifiquem para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário