Envie esta página a um amigo!

domingo, 25 de janeiro de 2009

Evangelização Urbana



Gostaria de refletir um pouco sobre a evangelização urbana. As cidades como um todo precisam ser bombardeadas com a Palavra de Deus. Precisamos ocupar os espaços e inundar as nossas cidades da glória de Deus.
A história humana, na Bíblia, começa em um jardim, com uma vivência bucólica e harmônica, e culmina na promessa de mansões celestiais; na promessa da sofisticada e rica cidade de Jerusalém, com seus muros fundamentados em pedras preciosas, com ruas de ouro, onde o homem restaurado viverá harmonicamente com seu Criador e com seu semelhante.

Deus criou o homem um ser relacional "Não é bom que o homem esteja só..."Gn 2.18. A natureza humana não é solitária e fria, o homem precisa relacionar-se com o seu semelhante. Na busca de melhores condições de vida e do convívio com outros, surgem as cidades. Para que espaços sejam delimitados e esforços em conjunto redundem em benefício de muitos, os sistemas e organizações são formados.

A Primeira cidade que temos notícia na Bíblia foi construída por Caim e era chamada de Enoque, nome de seu filho. A segunda cidade é a cidade de Babel, reino de Ninrode, neto de Noé. Os homens resolveram fazer seu nome grande e famoso, através da construção da cidade e de uma torre que tocasse os céus. Deus, porém frustrou seus planos, confundindo-lhes a língua e espalhando-os sobre a terra. Cessou assim, a construção da cidade de Babel (Gn 11).

Ninrode edificou ainda a cidade de Nínive na Assíria, denominada de grande cidade.
Sabemos que as cidades são edificadas por homens. Homens que pecaram e destituídos estão da glória de Deus; suas edificações, naturalmente, hão de refletir seu estado de alma. Os sistemas e as organizações da cidade são, assim, corrompidos pelos homens caídos.

Estou dizendo tudo isto para sublinhar que, em nossas cidades, não só os homens precisam ser alcançados, mas também os sistemas que a regem precisam ser transformados. Nós temos o hábito de olhar apenas para o indivíduo, quando falamos de pecado e salvação. Entretanto, a Bíblia trata do pecado coletivo. Os sistemas opressivos e exploradores, formados por governantes e sustentados por ricos e poderosos também precisam ser alcançados pela verdade eterna da Palavra de Deus. Nosso sistema político, nossas leis e organizações precisam refletir a glória de Deus. Por isso precisamos alcançar os homens e influenciar nossas organizações e sistemas para que tenhamos leis mais justas e equidade em nossa distribuição de oportunidades e renda. Viúvas e órfãos precisam ser amparados e os pobres assistidos em suas necessidades mais básicas.

A igreja, sal e luz do mundo, precisa avançar e alcançar os sistemas e organizações regentes em nosso país. Não estou dizendo sobre pastores ocuparem postos políticos, isto não muda nossas organizações, estou dizendo de uma igreja amorosa que zela pela glória de Deus e por isso é capaz de influenciar grandes mudanças em nosso sistema de governo. Igreja que dobra seu joelho e ora pelos nossos governantes. Igreja que está na brecha em favor dos que exercem poder. Igreja que clama a Deus para que tenhamos homens tementes a ele governando sobre nós, homens que consultem a Palavra de Deus para fazer nossas leis. Igreja que arregaça as mangas e contribui, conforme suas forças, para que a justiça de Deus seja real na cidade.

spires disse...
Recentemente o Espirito do Senhor tem me levado a orar pelo Brasil e pelos governantes. Excelente essa reflexão! Deus te abençoe.
30 de Janeiro de 2009 15:40
Excluir

Blogger Nesia Pires disse...
Olá querida...
Tem um selinho pra vc no meu blog, página de presentes.
Pega lá, é com muito carinho.
Deus te abençoe.
bjs

To de blog novo,vai lá ver.
31 de Janeiro de 2009 23:2


2 comentários:

  1. Recentemente o Espirito do Senhor tem me levado a orar pelo Brasil e pelos governantes. Excelente essa reflexão! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida...
    Tem um selinho pra vc no meu blog, página de presentes.
    Pega lá, é com muito carinho.
    Deus te abençoe.
    bjs

    To de blog novo,vai lá ver.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário