Envie esta página a um amigo!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Devocional


O Perfil de um homem de Sucesso

BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmo 1.1
"Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. " Salmo 1.2

"Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará". Salmo 1.3

Vimos através dos estudos anteriores que o Salmo 1 traça o perfil do homem de sucesso. Qual deve ser o seu comportamento.
A Bíblia compara o homem bem-aventurado a uma árvore plantada junto a ribeiros de águas. Planta de margem de rio está sempre viçosa, com muitas folhas. A seiva corre por seu tronco, porque é uma árvore abençoada. Tem tudo o que precisa em profusão. Ar, terra e água. A qual dá o seu fruto no seu tempo; é fiel, não nega fruto.
O homem de sucesso está sempre cheio de vida porque tem a vida abundante de Jesus. É fiel. Tem fruto e tem sombra. Nele as pessoas encontram alimento espiritual e abrigo. É como uma árvore frondosa que abriga o retirante.
E tudo quanto fizer prosperará. É por isso que o homem bem-aventurado não tem medo de nada. É valente. É um vencedor.
Mas o que é prosperidade? Será que prosperidade consiste em bens materiais? Ser próspero é ter suas necessidades atendidas, é compartilhar sua provisão para suprir a necessidade do seu semelhante. O homem bem sucedido não nega auxílio porque não tem medo de perder. Ele sabe que sua provisão vem do Senhor, que não o desampara.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Salmo 1.4
O salmista afirma que com os ímpios, a coisa é bem diferente. Eles são forjados por outro material. Não têm nada em comum com o homem de sucesso. São volúveis, desleais, egoístas, infiéis, amantes de si mesmos... não podemos contar com eles. Não têm raízes, qualquer vento contrário os espalha. Não são confiáveis.
Enquanto os ímpios são chamados de filhos de belial, filhos da ira, filhos da desobediência, filhos da perdição, o homem bem-aventurado é chamado de geração eleita, sacerdócio real, nação santa, propriedade exclusiva de Deus (1Pedro2.9).
"Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos". Salmo 1.5 Os ímpios não resistirão ao julgamento divino, nem os pecadores conseguem ter comunhão com os justos. A motivação e os interesses são divergentes.
"Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá".
Deus conhece o caminho do homem bem sucedido porque foi traçado por Ele. Caminho de vida eterna, caminho de Canaã - a terra prometida, caminho do céu. Mas o caminho dos ímpios foi traçado por eles mesmos. O fim deste caminho é morte, por isso o ímpio perecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário